A Empresa

A ALENTUBO – Fabricação de tubos, SA. foi constituída em Outubro de 2009 com o objectivo de produzir tubos de betão armado com alma de aço para condutas sob pressão.

Esta empresa é uma sociedade constituída por três organizações de referência do sector da prefabricação nacional:VERDASCA & VERDASCA, S.A., VIGOBLOCO – Pré-Fabricados, S.A e Grupo Engº João Paulo Ramôa.  As empresas fundadoras têm instalações em Beja, Montemor-o-Novo, Fátima, Ourém, Açores, Cabo Verde, Maputo e Beira, empregando directamente cerca de 360 trabalhadores.

A ALENTUBO iniciou a sua actividade em Outubro de 2010 e conta com o recrutamento de cerca de 60 trabalhadores.

As instalações da ALENTUBO localizam-se no Parque Industrial de Beja.

As empresas que constituem a ALENTUBO actuam no mercado há várias décadas, ao longo das quais conquistaram e mantêm uma imagem de prestígio e credibilidade. Esta experiência proporciona o conhecimento e domínio dos processos, através dos quais obtêm produtos de valor acrescentado face às actuais necessidades do mercado.

Os processos produtivos são contínuos mas, embora incorporando nas operações de produção uma forte componente de processos automatizados (execução e ensaio da alma de aço, execução da armadura, produção do betão em central automática, transporte do betão, enchimento, vibração e manuseamento dos elementos), a componente humana é uma constante e a sua presença necessária ao longo de todas as fases do processo produtivo (programação dos equipamentos, verificação das operações realizadas, manuseamento dos moldes e no verificação do produto acabado). Esta situação permite a realização de várias acções de controlo, desde a recepção da matéria-prima à verificação da conformidade do produto acabado, pelo que o auto-controlo é decisivo para assegurar que o processo produtivo é eficaz e de boa qualidade, isto é, garante a satisfação dos requisitos do produto.

Os Manuais que definem os requisitos do sistema de controlo da produção para cada produto, os Procedimentos e as Instruções de trabalho afectas, fornecem informação sobre as operações de controlo e definem os seus responsáveis.